VERDADES E VERSÕES
VERDADES E VERSÕES

VERDADES E VERSÕES

Conforme um dito popular chinês de milhares de anos, não existem verdades, mas sim versões. Podemos, com tranqüilidade, utilizar esta afirmação para a iluminação; pois, em iluminação especificamente, cada caso é um caso.
Trabalhamos os espaços, inicialmente, conforme o layout proposto e, a partir daí, vão surgindo as necessidades do cliente, suas preferências, suas dificuldades físicas e/ou financeiras, para definir a localização dos pontos e a especificação das luminárias, lâmpadas e acessórios.
Na qualidade de design de interiores – ABD 393, e luminotécnica, ou lighting designer, como preferem muitos, posso dizer, com segurança que a iluminação tem o poder de transformar ou arrasar o ambiente, se não for dimensionada com propriedade. Essa nossa profissão é, relativamente nova no mercado e com isso temos que batalhar muito e mostrar os belos projetos que acontecem com as personalizações sempre em prol do bem estar e satisfação do cliente.
A relação entre lumens e lux adequados ao espaço, seja ele residencial ou comercial, como um escritório ou uma clínica, é extremamente importante para a funcionalidade, o conforto e, muitas vezes, para o bem estar e a produtividade.
A arquitetura e o design representam tudo àquilo que a natureza não conseguiu completar. E é a luz que permite a flexibilidade para se acentuar pontos e espaços revelando os detalhes que fazem a diferença, e essa imagem artificial, tem um peso muito forte em nossa vida hoje.
Com o avanço – veloz! – da tecnologia, vão surgindo recursos e novidades, atreladas ás necessidades advindas de pesquisas, dúvidas e divagações dos profissionais das áreas envolvidas com o mundo da praticidade e do sonho. Entretanto, é preciso estar atento. A tecnologia está aí, disponível, rápida, mas precisamos saber utilizá-la, explorando ao máximo suas vantagens. Isto nem sempre é tarefa simples e demanda conhecimento. Muito conhecimento.
No universo da iluminação, o advento da lâmpada dicróica, e seu uso indiscriminado, por exemplo, gerou a premente necessidade de orientação, de aprimoramento de informações para os profissionais. Tudo era iluminado com dicróica. Era moda. Critérios fundamentais dos lighting designer e da luminotécnica eram esquecidos.
Com o corte drástico de energia, proporcionado ao povo brasileiro, em virtude da falta das chuvas em tempo exato e de investimentos, por parte do governo; a vilã daquele momento passou a ser a lâmpada incandescente, que por sinal está gerando muita polêmica com o forçado seu desaparecimento em nível mundial, á partir de 2016. Até lá muito ainda vai se falar dela.
O racionamento de certa forma foi benéfico para conscientização popular sobre o uso adequado de lâmpadas, como também dos eletro domésticos. O mais importante, entretanto, foi passar a mensagem do poder e importância da iluminação correta e adequada, de sua eficiência, e mostrar o tudo que se pode extrair dela.
Há de se reconhecer que, para cada versão de lâmpada e de luminária, uma verdade se cria no espaço. E que luminárias, plafons, embutidos com louver parabólicos anti ofuscantes, em conjunto com estas lâmpadas, se transformam em ferramentas cujo principal objetivo é construir o conforto visual, obter ganho de luminosidade e prover de estética o ambiente.
Na iluminação devemos evidenciar a luz e não mostrar a lâmpada. Devemos explorar a sua função e fazer com que as pessoas “sintam” o seu efeito. Para isso, é preciso camuflar a indispensável lâmpada em luminárias cujo design é revelado por sua luz.
Deve-se lembrar sempre de que, nos projetos de arquitetura a luz natural tem que ser evidenciada em todo o seu esplendor. Na sua impossibilidade, é que a luminotécnica se faz necessária.
Daí a importância do lighting designer ou luminotécnico, o técnico em iluminação.em um projeto nada é mais desgastante e difícil de solucionar, como a iluminação. É um problema estético, técnico e funcional.
A importância desse profissional no planejamento de uma obra, não onera para o cliente, mas sim acrescenta informações extremamente importantes para a personalização do resultado no final da obra.
Com isso o resultado fica mais adequado, com personalidade e exclusividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contato